Quantcast
Channel: » Estresse
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

A ausência da qualidade de vida no trabalho

$
0
0

A falta de qualidade de vida no trabalho pode gerar alguns transtornos na vida dos profissionais e, consequentemente, na vida das empresas. “Os problemas físicos aparecem com maior intensidade, e o psicológico fica bastante afetado pela ausência da qualidade de vida”, alerta Valéria Martins, diretora da Physicus Terapias Integradas. Ela afirma que as crises de estresse, descontentamento e irritação são mais intensas, o que afeta não só o rendimento pessoal, mas também faz com que problemas profissionais sejam levados para casa, afetando o relacionamento familiar.

O que também afeta a qualidade de vida dos funcionários são alguns problemas empresariais como cortes, diminuição das vendas ou contenção de despesas. Para Valéria, estes problemas quase sempre aumentam o estresse e a insegurança sofridos dos funcionários.“Estes problemas interferem na qualidade de vida do profissional, uma vez que ninguém pode trabalhar adequadamente sob pressão”, complementa.

Programas de qualidade de vida podem ser considerados uma boa ferramenta para a motivação de funcionários, já que ensina a pessoa a gostar de si própria e se valorizar. E não é necessário um grande investimento para implantar um programa deste na empresa.

QUEM SAI GANHANDO: EMPRESA OU FUNCIONÁRIO?

A qualidade de vida dos funcionários é benéfica tanto para a empresa quanto para o profissional.“Uma grande e atrativa vantagem para a empresa que investe em qualidade de vida é a diminuição significativa dos custos gerados pelo afastamento do funcionário”, alerta Valéria Martins. Além de tudo isso, a falta de motivação, os sintomas relacionados com a patologia gerada e a condição psicológica que este funcionário fica por não ter satisfação pessoal acabam interferindo diretamente em seu rendimento, trazendo futuros prejuízos à empresa.

Alberto Ogato, vice-presidente da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, acredita que esta é uma tendência global.“Antigamente, somente as empresas multinacionais investiam em programas de qualidade de vida; agora, as empresas nacionais também estão sentindo esta necessidade”, conta ele, e afirma que a ABQV quer levar esta tecnologia a pequenas e médias empresas também.“Todos têm direito à qualidade de vida”, complementa. Valéria discorda que investir em qualidade de vida seja uma tendência das empresas.“Infelizmente, esta não é uma tendência, e as empresas ainda não entenderam que proporcionar qualidade de vida aos funcionários diminui os custos com afastamento e melhora significativamente a satisfação do funcionário de trabalhar na empresa.“Empregado feliz é produtivo, e quem mais ganha com isso é a empresa, por isso esta conscientização é tão importante e válida”, aconselha.

(Fonte:  Portal Carreira & Sucesso)



Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images